¿por quá? grupo que dança se reúne a três centros de cultura para atividades artísticas

Conhecer e estar em lugares e realidades ainda não conhecidos. Um dos desejos do ¿por quá? grupo que dança, que surgiu ao longo dos 18 anos de atividades do grupo, teve um grande passo com a execução do TRANSporquar. Este, que é um projeto de manutenção, possui fomento do Governo do Estado de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura, edital 2016.

O projeto é dividido em quatro etapas. A segunda delas contempla apresentações artísticas por meio 15 edições dos trabalhos POR ACASO_tardes de improviso e Aparecidas. Após articulações e contatos foram selecionados três centros culturais em Goiânia e região metropolitana para construir fluxos e diálogos que envolvem produção e manifestações artísticas: Ponto de Cultura Cidade Live, Centro Cultural Eldorado dos Carajás e Casacorpo.

Para conhecer melhor nossas parcerias culturais

Casacorpo

A casacorpo é um espaço coletivo que acolhe profissionais, ideias e experiências artísticas. Inaugurada em 2014, a casa possui condições estruturais que permitem o desenvolvimento de atividades variadas de criação, formação e produção cultural abertas à comunidade e ao público em geral. Atuante na cidade como um potencializador de novas dinâmicas de trabalho, a Casacorpo também promove residências artísticas, cursos, apresentações e outras atividades e projetos no âmbito artístico, educacional e cultural.

Centro Cultural Eldorado dos Carajás

O Centro Cultural Eldorado dos Carajás trabalha no intuito de inclusão social, educação e resgate cultural com foco nas periferias e áreas de risco. Um grupo de militantes que por diferentes caminhos se encontraram e decidiram criar um centro cultural, uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos.

Dentre os objetivos destacam- se: promover atividades educacionais, de formação e culturais na perspectiva de seus objetivos; promover e apoiar todas as formas de manifestação da cultura popular; promover eventos de expressão artística de diferentes áreas: música, teatro, dança, literatura.

Ponto de Cultura Cidade Livre

O Ponto de Cultura Cidade Livre é uma Associação Sociocultural que se utiliza da arte para promover transformações sociais. O principal objetivo desse núcleo é oferecer à comunidade aparecidense a difusão e circulação de espetáculos artísticos/culturais, sobretudo de companhias goianas.  Em 2010 é construído o Teatro de Bolso Cidade Livre, primeiro teatro de Aparecida de Goiânia, com capacidade de 100 lugares na plateia. Além de fazer história por ser o primeiro teatro de Aparecida de Goiânia, se constitui também como a primeira escola de formação artística em teatro da cidade.