Três feiras recebem o espetáculo Aparecidas no mês de julho
Aparecidas interfere no cotidiano comum para levar um mundo surreal onde divas e vedetes se encontram com o ambiente urbano de buzinas, asfalto, feiras e, por que não, lixo. Assim é o espetáculo de rua dançado pelo ¿por quá? grupo que dança que, entre os dias 05 e 08 de julho, ocorre em três diferentes locais do município de Goiânia e região metropolitana através do TRANSporquar, projeto de manutenção do grupo.
Aparecidas se desloca no espaço e convida o público a acompanhar a trajetória de três personagens. O espetáculo é uma ação direta de dança executada no espaço urbano movimentado. Contemplação e implicação do inusitado surgindo no ambiente não necessariamente concebido para ele, possui uma referência à estética glamorosa do cinema e da Pop Art através de uma reinvenção criativa da vida.
Criado em 2011 pelo ¿por quá? grupo que dança, este é um espetáculo de rua que acompanha diferentes necessidades do grupo ao longo do tempo, passando por modificações em coreografia, mas sem perder sua essência. Em 2016 circulou por 8 feiras livres da capital goiana e neste ano segue em novo formato com integrantes do grupo, Luciana Celestino e Hilton Júnior, e o dançarino convidado Jayme Marques.
Programação
No dia 05 de julho o espetáculo chega, a partir das 20h, na Praça da Paz, Jardim Nova Esperança, região noroeste de Goiânia. A parceria com o Centro Cultural Eldorado dos Carajás já rendeu duas apresentações do POR ACASO_tardes de improviso.
No dia 07 de julho, as divas chegam à Feira do Cepal do Setor Sul, localizada perto de outro centro de cultura, a Casa Corpo. “Já fizemos um ensaio aberto de Aparecidas no Cepal do Setor Sul e foi muito interessante notar que alguns feirantes e transeuntes primeiro estranham um pouco o que acontece e depois nos seguem e acompanham o espetáculo”, comenta Luciana Celestino, artista e produtora do ¿por quá? Domingo, 08 de julho, é dia de aparecer na Feira do Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. A apresentação acontece em parceria com o Ponto de Cultura Cidade Livre.
TRANSporquar
Com fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, o projeto conta com atividades que reúnem o grupo a grandes parceiros e envolve também a comunidade em geral. Assim, com o objetivo de comunicar com novos públicos, o TRANSporquar reúne três Centros que trabalham com cultura para, a partir de apresentações artísticas de Aparecidas e POR ACASO_tardes de improviso, criar fluxos de parceria em ações e produções culturais.
Aparecidas nas ruas de Goiânia
Quinta-feira, 06/07, às 20h
Praça da Paz. Av. Sol Nascente, Jardim Nova Esperança, Goiânia.
Sábado, 07/07, às 10h
Feira do Cepal do Setor Sul. Rua 115 c/ Av. Fued José Sebba, Setor Sul, Goiânia.
Domingo, 08/07, às 09h30
Feira da Cidade Livre. Av. Dom Fernando, qd. 11, Aparecida de Goiânia.
Gratuito